Obs.: Vou apresentar de maneira didática, para um melhor entendimento. Minha missão aqui, será sempre facilitar o máximo.
1. Quem sou eu? Como é meu estado atual? Como eu me vejo, me percebo? O que
estou vestindo?
2. Quais são as circunstâncias? Qual é o ano / estação do ano / momento em que
começa a ação? Onde (cidade, bairro, casa / apartamento / cômodo) estou? O que me cerca?
O que vejo a minha volta? Em que condições se encontra o local onde estou e os objetos
com que me relaciono? Quais são as circunstâncias imediatas (os antecedentes e as
expectativas)?
3. Quais são as minhas relações? Como me porto em relação às circunstâncias, ao
lugar, aos objetos e, principalmente, às outras pessoas que se relacionam às circunstâncias?
4. O que eu quero? Qual é o meu objetivo geral? Qual é a minha necessidade
imediata? Qual é o objetivo imediato?
5. Quais são os obstáculos? O que está no meu caminho e como eu faço para
transpor?
6. O que eu faço para conseguir o que quero? Como eu ajo para atingir o meu
objetivo? Qual é o meu comportamento?
O 7º item ou pergunta, seria o ¨Como eu faço¨, onde por análise minha, teremos que resolver em cena. Não seria uma pergunta capciosa. No entanto, não tem resposta teórica, mas sim prática. Até por que, um pouco de improviso, de caos, faz parte da conceituação da cena, e quem sabe, seja até o elemento que nos desperte a criação dos nossos maiores e melhores momentos de atuação.
Lembrando que, além das respostas à todas estas perguntas, que nos ajudarão a criar uma história. Devemos também, trabalhar a concentração pré-cênica, que nos fornecerá material emocional, para entrarmos com propósitos e pensamentos. Um ator que entra em cena vazio, seja para dar um - Olá - torna-se um ator desinteressante. Passamos a observá-lo e não a assisti-lo e acompanha-lo para ver o decorrer da trajetória de seu personagem. Enquanto, que, um - Olá - estudado e preparado, pode nos levar a crer que este personagem retornará em alguma circunstância para trazer alguma trama para a história. Pode até não trazer, mas nos deixará a expectativa de querer mais.
Abaixo, um quadro comparativo, das perguntas base para formação psicológico e, por que não, fisiológica dos nossos personagens.
Gostei do post e só pra incrementar, gostaria de postar uma técnica minha (Minha porque eu a uso e não por ter sido o desenvolvedor da técnica), para auxiliar a eficácia das perguntas cênicas no preenchimento emocional e circunstancial eu acrescento o "se..." principalmente para monólogos ou suono luoghi quando não temos a resposta de um companheiro para ajudar-nos a responder essas perguntas. Adorei a tabela de perguntas e circunstâncias. Me dá mais coisas o que pensar. legal!!
ResponderExcluirOi Magno, muito legal sua participação. Obrigada! A ideia do Blog é compartilhar e acrescentar técnicas mesmo. Sempre podemos aprender algo a mais, que ajuda no nosso desenvolvimento e crescimento como atores. Em uma profissão de altos e baixos, oferecer "meios" de comunicação que possam nos ajudar simultaneamente é um ótimo caminho, eu acredito.
ResponderExcluirBlackjack - Casino Dr. Maryland
ResponderExcluirBlackjack game has been played a 경상북도 출장샵 number of times and 김해 출장마사지 it has been played 공주 출장샵 a number of times and I don't know if that's the 오산 출장마사지 best game I have 안산 출장마사지 to try. If you have a