segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Resumo brevemente resumido de ¨A estética da voz - Uma voz para o ator.¨

Mais uma vez, terei que enfatizar que este é um resumo muito resumido. Portanto, registro aqui a necessidade da leitura e releitura do livro, quantas vezes necessárias, não só para entendimento, mas para compreender todo seu conteúdo.
Lembrem-se que, sempre haverão bons atores, então temos que ser preparados para sermos os melhores.

Estética da Voz – Uma voz para o ator (Eudósia Quinteiro)

Um dos recursos mais necessários para o trabalho do ator é sua voz, sua fala. Onde o teatro / TV e a fonoaudiologia se encontram, é favorável para ambos. É necessário uma voz limpa, bem colocada, e sem ruídos patológicos. Dizer um texto é movimentar todo o mecanismo emocional, corporal e verbal, a favor de uma palavra-verdade. Tudo está ligado: Mente, voz e corpo.

Parte I Corpo
O corpo é a casa do espírito humano. 1- Observar a postura 2- Manter o eixo corporal 3- Imagem corporal 4- Tensões musculares e relaxamento 5- Uso das articulações. Na criação cênica estudar físico, vocal e emocional. Corpo, voz, fala e emoção. Um planejamento minucioso e detalhista, para obter o máximo de rendimento, com o mínimo de investimento corporal, vocal e emocional. É a técnica. O ator é um operário que tem como instrumento de trabalho, a própria vida.

Imagem Corporal
Imagem do corpo humano: Figuração do nosso corpo, formada em nossa mente. Sondar e reconhecer topograficamente seu corpo. Não perceber sua imagem corporal, acarreta problemas musculares e de postura, interferindo o processo vocal. Ex.: de Imagem Corporal > O medo encolhe a imagem corporal, a alegria expande. Roupas e complementos (figurino) fazem parte da composição de uma imagem corporal.

Postura Corporal
A postura forçada apresente falsidade. Postura correta: - Distribui o peso sobre os 2 pés.               – Encaixa o quadril em equilíbrio com o ombro. – Mantém um ângulo de 90 graus para o queixo. Cintura pélvica (quadril), Cintura escapular (ombro). Deve-se cuidar da postura do dia-a-dia, pois esta fatalmente será imposta a seus personagens. Uma ¨postura limpa¨pode ser reorganizada para atender a necessidade de cada personagem.

Os pés
Os pés recebem a distribuição de peso do corpo. O pisar errado, acarreta cansaço, perda de coordenação motora, e até mesmo insegurança emocional. O cérebro depende das condições dos pés, pernas e nádegas. A boa circulação sanguínea favorece o cérebro. Toda a área plantar dos pés, deve tocar o chão ao mesmo tempo (forma correta de pisar). Desvios posturais perturbam a produção sonora humana.

Joelhos
Joelhos bobos: Uma soltura necessária para não criar tensão nesta região. Joelhos levemente flexionados, soltos. Exercício > Pés paralelos, joelhos tensos, todo o corpo tensiona até nossa prega vocal, se soltarmos os joelhos, o músculo alivia. Joelhos tensos podem contribuir para a rouquidão.

Pescoço

Os pescoço se alinha com a coluna, no seu eixo corporal. Pescoço tenso = garganta tensa = garganta arranhada. Exercício > Movimento leve e devagar do pescoço para cima, trás pro eixo, depois para baixo, trás pro eixo, depois pro lado direito, trás pro eixo, e pro lado esquerdo e trás pro eixo. Ajuda no relaxamento.
Articulações

Observar as articulações dos joelhos, cotovelos, quadris e ombros. Tensão em todas estas regiões, levam tensão para o pescoço, e pra voz. Precisam estar relaxadas para funcionarem corretamente.
O relaxamento

Falar é algo complexo. É um fenômeno biopsicossocioeconômico.  Observe seu corpo, para pontuar as tensões e relaxá-las. Relaxamento recomendado > Rotação da cabeça, ombros e pés, e alongamento muscular, sempre lentamente. Os nódulos se soltam com movimentos milimétricos, bem lentos. Antes de aquecer a voz, deve-se relaxar os músculos, cada vez o relaxamento deve ser mais e mais lento. É imprescindível para a fala, relaxar pescoço e ombro, pelo menos 1 X ao dia. Alta tensão não dá resultado cênico. A energia psíquica flui melhor em um corpo relaxado.
Aquecimento muscular pré-cênico

Aquecer músculos e voz, antes de entrar em cena. E antes de aquecer é preciso estar relaxado. Alongamentos suaves, solturas das articulações. O processo de aquecimento ajuda na concentração. Observar o pescoço no relaxamento, para atingir as cordas vocais. O aquecimento ajuda na concentração. O aquecimento psíquico, ocorre, durante a maquiagem e vestimenta do figurino, junto a lembranças importantes do texto e momentos importantes do personagem. Aquecer e desaquecer a máquina corporal do ator. Depois de cena, fazer um trabalho de respiração para sair do personagem. Ficar um tempo em silêncio para descansar a voz.
Voz

Descobrir possibilidades vocais reais, de cada ator, para que a voz cresça e floresça. Voz saudável, limpa e clara, é um prazer ao espectador.
Sistema respiratório

Respiração são trocas gasosas entre organismo e o meio ambiente. O nariz é um tubo que canaliza o ar até os pulmões, De extrema importância para o ator. Se um ator apresenta ao ar livre, deve respirar pelo nariz, a fim de evitar rouquidões. A mucosa nasal, produz um muco que umedece o ar, em sua passagem pela narina.
Seios paranasais

Os seios paranasais são cavidades que contém ar. Agem como câmeras de ressonância. As cavidades devem ser mantidas desobstruídas. Sinusite prejudica. O ator fica sem as caixas de ressonância.
Faringe

Sistema respiratório e digestivo. Faringite pode causar ausência de voz. Adenóide causa voz nasal. Evitar sempre que puder, ar frio,e  abuso de gelo.
Laringe e Pregas Vocais

Laringe é a caixa da voz, onde ficam as pregas vocais. Fenda é o ventrícuo da laringe. Caixa de ressonância, que amplifica o som. A tensão faz as pregas vocais produzirem sons agudos. Manter o pescoço em ângulo de 90 graus com a cabeça.
Traquéia, brônquios e alvéolos

A traqueia dá passagem ao ar. O brônquio se abre nos ductos alveolares onde fica a nicotina, que paralisa os alvéolos.
Pulmões

A pleura (um saco fechado) dos pulmões é fundamental, para que o mecanismo respiratório aconteça.
Diafragma

É importante que o ator identifique o diâmetro torácico. Quando o diafragma é contraído, a inspiração fica longe do pescoço. Esse trabalho faz a sucção de ar. Dando descanso ao nariz.
Respiração

Inspiração: ar entra. Expiração: ar sai. A respiração é um elemento chave na  busca das emoções.
Como respirar

Encontre seu platô: Limite da respiração, referente à quantidade média de ar. Exercício > Sentado, sobre um colchonete, pés esticados pra frente, ponta dos dedos sobre a clavícula, olhos fechados, deixe o corpo fazer o que ele quiser. Você atinge o ponto ideal de respiração. Encontra seu reflexo respiratório. Aprender com o organismo a melhor forma de respirar. Pressão vento > É a pressão de ar na laringe. A tensão conduz a rouquidão. A fala deve girar na economia do ar (platô). O ideal é o ator aprender a trabalhar com pouco ar. Para tanto é necessária uma divisão de texto criteriosa. Que permita ¨pequenas entradas de ar¨. Ler e falar é diferente. O ponto e a vírgula pertencem à mídia impressa. O falante (ator) para, quando sua emoção manda. As divisões de texto estão na vontade do ator, e ligadas a suas emoções. É uma decupagem individual.
Apoio respiratório

Exercício para trazer a voz pro diafragma > (barriguinha de praia) Recolhimento da barriga, sem envolver o estômago (4 dedos abaixo do umbigo) e leve contração glútea, sem envolver o ânus. É o cinturão pélvico. É muito utilizado para gritar ou sussurrar.
Manifestações respiratórias

Espirro é a expulsão de elementos indesejáveis. Tosse é uma resposta a qualquer irritação nas vias respiratórias. A tosse pode ser um apoio psíquico comum nas leituras em voz alta. O bocejo serve para relaxar a face, boca e garganta, antes de entrar em cena. Além de aumentar a oxigenação sanguínea. Soluço não tem nada de útil.
A barriga

Barriguinha de praia > Ventre pra dentro e nádegas contraídas. Aumenta a pressão entre o diafragma torácico e pélvico. As técnicas devem ser ocultas. De uso somente do ator, não devem transparecer em cena. O espectador não deve vê-las.
Curva de queima

Exercício > Faça um reflexo respiratório. Sentado, ereto, com as mãos sobre as saboneteiras, levemente, respirando naturalmente, até encontrar seu platô (limite de ar). Depois corre. O organismo vai pedir mais ar, mas você não vai dar. Depois você para de correr, o organismo pedirá novamente, e você não vai dar. Depois corre novamente, e dê uns pulinhos, o organismo pedirá de novo. Pare e diga um trecho de seu texto, sempre atento as vogais, pois elas permitem uma entrada maior de ar. O ar sai e entra de forma controlada. Pois, você passa a trabalhar com pouco ar, somente o necessário para seu organismo.
Nasalidade

( a ) saída de ar pela boca
( an ) saída de ar pelo nariz

Evitar ressonância em cena.
Higiene da voz

O treinamento vocal, deve ser feito 40 minutos ao dia, de pé, e sempre após o relaxamento. Deve-se repousar antes e depois do uso da voz. Pastilhas gelam a mucosa, anestesiam e nos fazem perder o controle da voz. Após cena, repouso vocal, físico e mental de 30 minutos. Todos podem chegar a uma boa voz e cantar, dentro de suas possibilidades reais. Uma simples rouquidão pode se tornar um câncer laríngeo. A voz é quase sempre um reflexo da personalidade. Dividir o texto para buscar as respirações adequadas para a personagem. Conflito psicológico, pressão, querer acertar, pode levar a rouquidão.
Imagem vocal

Não é a quantidade de exercícios que melhoram a sua voz, mas a adequação de exercícios para sua voz. A rouquidão pode provocar uma imagem vocal inadequada. E a busca pela voz limpa pode soar estranho, pois a pessoa está acostumada com seu rouco, e se assustar com sua voz limpa, cuidada. A divisão de texto deve ser muito bem planejada. Não deve faltar combustível aéreo a nenhuma palavra.
Aquecimento vocal pré-cênico

Som é energia. Exercício das vogais > Vogal ( u ) com as mãos unidas sobre a testa. Vogal ( e ) com as mãos unidas sobre o gogó. Vogal ( o ) com as mãos unidas no peitoral. Vogal ( i ) com as mãos unidas na região do estômago. Vogal ( a ) com as mãos unidas nas nádegas. Em cada um dos itens, abaixe as mãos, e eleve novamente, sempre com os olhos fechados, e relaxado. O exercício amplifica sua energia sonora. Energiza emocionalmente seus personagens. As vogais devem ser ditas, não gritadas. Deve ser feito com calma e concentração.
( u ) Intelecto, racional

( e ) Verborrágico
( o ) Paixões, ódios, invejas

( i ) Receio, medo, timidez
( a ) Sensualidade, sexualidade

Valor da Palavra
¨O verbo se fez o homem¨. O verbo é uma grande potência energética que o ator usa. A palavra é o início da criação. Um ator consegue co-criar um ser humano. O ator precisa conhecer as palavras de seu personagem, sem pudor, intimamente. Deve praticar essa palavra no dia-a-dia, para torná-la fluente e natural. Por isso, é importante o treino diário, como se trouxesse também pra sua vida real, do sotaque, caso seja uma exigência de seu personagem. A fim de torná-lo real e natural, em cena. O ator deve dizer todo o texto, pois as escritas do autor tem significados, e por mais que seja mais cabível a substituição de algumas palavras, é importante o ator dizer o ¨estᨠcom o descompromisso da linguagem ¨tá¨. A fala do ator é um estudo a parte. O ator deve pensar com seriedade na maneira como diz as palavras, se atentando sempre as regras gramaticais. A voz e a palavra, bem combinadas com a respiração, levam a emoção. Um ator necessita de uma voz trabalhada, clara e limpa, e de uma respiração correta.

O ouvir
O ator que ouve em cena é mais concentrado, tem mais ritmo, mais sinceridade, com reações e intenções mais precisas. Ouvir o texto sempre como se fosse à primeira vez, para se deixar afetar. Existe ritmo, musicalidade e tempo no ato de ouvir. Voz e força não combinam, a força física causa danos à fala. Timbre pode ser nasal, agudo, áspero... Cada região tem um ¨cantar¨ identificador resultantes de uma história regional bem vivida. Deve ser mantido, ou amenizado de acordo com exigências empregatícias. No entanto, para facilitar, o ator deve amenizar seu sotaque e aproximá-lo do usual ¨carioca ou paulista¨.

Partitura do ator
Partitura é todo o trabalho de notação e anotação, feito pelo ator no texto. Adaptar o texto para linguagem oral, respeitar pensamentos e emoções, ao invés de vírgulas e pontos finais. O mais importante na divisão de texto é a respiração, a ¨pausa¨.

V – Roubada de ar.
I – Pequena pausa. Fechamento parcial de ideia.

II – Pausa grande. Fechamento total da ideia. Pausa psicológica.
III – Pausa gigante. Sentimentos fortes, grande tensão.

Divisão de texto é muito pessoal. Obedece a respiração de cada personagem. A marcação de cena pode mudar a divisão do texto. Emoção e respiração caminham de mãos dadas.
Articulação da palavra

Sentados, olhos fechados, leve os dedos das mãos unidas, até a articulação da mandíbula, tocando sutilmente. A mandíbula irá relaxar. Feito isso, dê todo o seu texto acrescentando a vogal ( u ) antes de todas as vogais, do texto. Ajuda a limpar o texto e dar dinâmica as falas.
Ex.: O dia está lindo hoje.  > Uo duiua uestua luinduo huojue.

Visualização da palavra
Antes de começarmos a falar, nós imaginamos o que iremos dizer. Só então, transformamos essas imagens em palavras (Kusnet). Ouvir e ter imagem das falas dos companheiros, para reagir humanamente. Apreciar o som das palavras serve como inspiração interior. Vestir ¨figurino sonoro¨em cada personagem. Tirar imagem das palavras, os subtextos. Ouvir é ver aquilo que se escuta. Falar é desenhar imagens visuais. As imagens interiores são atração pro nosso sentimento nas palavras e falas. Pensar, antes de dizer, regulariza o ritmo da cena, trás segurança. O ator que ouve por imagens, jamais antecipa sua fala, ou atropela a fala do outro companheiro de cena. Capacidade de pensar em cena, como o personagem, ¨ser¨. Contagie seu parceiro de cena. Assim se sentirá mais contagiado. Manter o pensamento coeso, fiel ao personagem. Se o ator permite que seu pensamento vagueie, ele fica altista em cena. Somos o resultado imediato do que pensamos. O personagem existe e tem seus próprios pensamentos. Quando as palavras se tornam minhas, fico a vontade em cena. Dar liberdade ao personagem, deixar fluir a energia mental. Visualize as falas, sempre do ponto de vista do personagem. As pessoas esquecem de falar com o corpo. As imagens produzem o choque emocional. Fazer caretas estimula a musculatura da face. Brincar com a voz, do sussurro ao grito, mostra as habilidades do seu aparelho fonador. O corpo acompanha e complementa a visualização da palavra. O espontâneo, o natural é fruto de uma pesquisa incansável. Ouvir com os olhos. Ver os sons, representar graficamente, dar cor. O ator é um trabalhador que usa o corpo, a alma e a mente para criar pessoas. Relaxamento corporal. Tensões musculares apresentam dificuldades para emissão de sons. O corpo precisa ter o eixo dentro da linha da gravidade. Peso bem distribuído pelos dois pés. Respiração correta, dentro do estudo do reflexo respiratório. Barriga pra dentro, glúteo contraído (barriguinha de praia). A arte de dizer é do ator, e a palavra sua matéria-prima. O ator deve mergulhar cada vez mais em seu próprio eu. Para tornar-se rico em recursos que favorecem o possível milagre de criar personagens. O ator é co-criador, junto com Deus, da vida do ser humano que interpreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário